PARA-RAIOS DE BAIXA TENSÃO
ATÉ 600VCA, 10KA, COM VARISTORES DE ÓXIDO DE ZINCO
► OBJETIVO– As Chaves Seccionadoras tipo faca modelo CSU e PHC fabricadas totalmente nas empresas do GRUPO AEL, são utilizadas para manobras sem carga em redes elétricas de Distribuição aérea Urbana e Rural, uso ao tempo ou abrigado, destinadas a interromper de modo visível um determinado circuito elétrico.
► NORMAS– As características construtivas estão em conformidade com as Normas ABNT,ANSI, e IEC, conforme perfil técnico exigido pelas Cias. de Eletricidade e Cooperativas de Eletrificação do país. Próprias para instalação em postes em posição vertical ou horizontal normal ou invertida.
► CONSTRUÇÃO- Com lâminas de cobre eletrolítico duplas, unidas no contato principal (CSU) ou abertas (PHC), com anel e mecanismo de engate para abertura e manobras sem carga por meio de vara de acionamento, ou com carga, utilizando ferramenta especial (Loadbuster).
Isoladores de Porcelana tipo suporte fabricados no GRUPO AEL, com terminais fixos em bronze fundido estanhado nas partes ativas, com furos padrão NEMA apropriados para receber conetores (opcionais) de 2 ou 4 furos
Base em aço galvanizado com furação de fixação
Lâminas em cobre eletrolítico para 200/400/630A, com contatos auto limpantes num extremo, com mola em aço inoxidável para manter constante a pressão nas partes ativas.
Anel de engate e dispositivo de segurança contra abertura acidental e vibrações, que permite a instalação invertida do aparelho.
OBJETIVO – O Grupo AEL fabrica o Para-raios tipo PROTERTEC secundário, objetivando proteger equipamentos ligados às redes de baixa tensão até 600VCA de 48-62Hz, 10kA. contra fortes e severas sobretensões e sobre temperaturas provocadas por descargas atmosféricas.
Apropriados para uso interno ou externo em áreas urbanas ou rurais onde existem possibilidades de descargas atmosféricas de extrema intensidade e onde a proteção contra raios muitas vezes é mais descuidada.
CONSTRUÇÃO – Possuem corpo robusto em poliuretano preto totalmente estanque à umidade incorporando gaxetas de borracha sintética.
Os discos de óxido de zinco (MOV-Metal Oxide Varistor) ou Varistor, que é o elemento principal de proteção são fabricados no Grupo AEL para tensões de serviço de 280VCA e 400VCA sendo acoplados dentro do invólucro a forte mola de aço inox, que forma o sistema especial de desconexão frente à descargas atmosférica, e que realiza a sinalização instantânea do circuito fase-terra afetado ao desprender-se a parte inferior do Para-raios (fica preso ao conetor).
CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO – Para serem instalados na posição vertical em locais internos ou externos (uso ao tempo) ligados fase-terra em temperatura ambiente entre -40ºC e +50ºC, e altitude até 2500msnm.
PARÂMETROS TÉCNICOS –
•Voltagem nominal da rede elétrica 280 e 440VCA
•Corrente Nominal de descarga: 10kA
•Alta corrente de impulso(4/10us) : 65kA
O Para-raios Protertec fabricado no Grupo AEL tem Ensaios de Tipo realizados nos Laboratórios da TRIDELTA Überspannungsableiter GmbH Alemanha e na CEPEL/RJ (UNIAT 802/95R)
DESCRITIVO:
AVENIDA FRANCISCO PODBOY, 333 – D. IND. SAURO BOSCOLO (D1) – CEP 38056-640
FONES: (034) 3313-9222 – UBERABA – MG – BRASIL